domingo, 30 de janeiro de 2022

Parabéns.


 

Fez há dias 20 anos que vim trabalhar para a Penha de França. Moro do outro lado da cidade, mas este também é o meu bairro. Vejamos. Não consigo sair a porta do emprego sem cumprimentar alguém na rua, sei o nome de vários cães, é cá o meu mecânico, compro fruta na Cristina, jogo no Euromilhões na papelaria da esquina, vi negócios a nascer e a morrer, vi figuras emblemáticas a desaparecer e frequento diariamente o Olha que Dois.

Já escrevi antes sobre o Olha que Dois. É o meu café da manhã. Meu e dos meus colegas. Todas as manhãs dividimo-nos em vários grupos de companheiros de bica e rumamos para lá. O primeiro grupo passa a palavra aos restantes: hoje há sonhos, para o almoço têm polvo à portuguesa ou, quando alguém não pode ir, trazes-me um pãozinho com queijo do Olha que Dois? Houve uma altura em que fecharam para obras em que andámos à toa pelos outros cafés como se não tivéssemos um sítio onde pousar.

O Olha que Dois é uma instituição. Acolhe os velhotes do bairro como se fosse um centro de dia. Mas daqueles onde há mesmo alegria e carinho. Não há senhora mais velha que não tenha uma queda pelo Paulo, que as trata a todas por namoradas.

Os clientes conhecem-se e saúdam-se como velhos amigos. Como não? Há anos que somos fiéis e coincidentes naquelas mesas e naquele balcão.

Durante os confinamentos, nos dias em que não estávamos em teletrabalho, entregavam-nos a comida quentinha no escritório à hora marcada e até levavam o multibanco. Nunca fecharam nem despediram os funcionários.

Sabem de cor o que vamos pedir e como gostamos da nossa bica. Nunca franzem o sobrolho aos caprichos gustativos de cada um. E nunca nos impingem nada. Se é só o café, é só o café.

São gente de bem, que não negam comida a quem sabem que não a pode pagar. Empregados e patrões confundem-se numa espécie de família que nos recebe com paciência, café e gargalhadas.

Na altura do Natal vão levar ao meu local de trabalho bolos-reis gigantes e vinho do Porto. Como se o agradecimento tivesse que ser deles. A nós, clientes satisfeitos, sempre apressados e primorosamente atendidos.

Nos dias frios de Inverno ou quando estou mais triste, tudo melhora quando entro e aqueço com um sorriso. Ao longo dos anos, alguns destes sorrisos mudaram e outros permaneceram. O Sr. Delfim (que foi um dos proprietários), o Ariel (para sempre um bom amigo), os dois Carlos, já não estão lá, mas são sempre boas memórias. Nos dias que correm, temos a boa disposição do Marcos, do Marlon e da Sónia, os pratos saborosos da D. Edna e, acima de tudo, a atenção e alegria do Paulo, o proprietário que mantém sempre o barco à tona passem as ondas que passarem.

Correndo o risco de me tornar repetitiva, volto a escrever o mesmo que há dez anos: o Olha que Dois é o meu café das manhãs. Faz parte do meu dia. Se não for lá, a minha rotina laboral, desestabiliza. Sou como qualquer habitante desta cidade, que a meio da manhã tem uma chávena de café quentinho à sua espera em cima do balcão do sitio do costume. Daquele sitio onde, quando não têm troco para a nota de vinte euros, nos dizem com toda a confiança: “Deixe estar, paga amanhã”.

Hoje o Olha que Dois faz 20 anos. Venham, pelo menos, outros tantos.

Sem comentários:

Enviar um comentário