domingo, 30 de março de 2014

Estendal.






Há alguns anos atrás fui ver o Beck ao Coliseu. Naquele momento em que os artistas fazem o charme ao público e dizem maravilhas da cidade o do país onde actuam, o cantor disse que Lisboa era uma cidade muito bela, que nunca tinha visto a roupa estendida nas varandas e que achava isso encantador.

Não me deu novidade nenhuma. Mas fez-me olhar melhor.

A roupa pendurada nos estendais das janelas e varandas por essa Lisboa fora é realmente uma prova de que o lisboeta consegue transformar uma necessidade elementar em poesia.

Os franceses estendem a roupa dentro das casas. Como resultado, ficam com a fama de que não tomam banho. Mas, se calhar, é só o cheiro a roupa seca sem apanhar ar ou sol. Se calhar.
Um belga disse-me uma vez que achava pouco higiénico secar a roupa na rua.

Pouco higiénico?

Há lá limpeza maior do que a roupa estendida à luz do dia a levar com o ventinho que sopra só para a enxugar?

Pode até haver, mas eu, do alto do meu estendal digo já que não.

A roupa estendida nos estendais lisboetas perfuma as ruas de Skip, Omo e Ariel. E com a variedade de amaciadores que há no mercado amacia as dores que alguns odores antipáticos nos trazem.

A roupa estendida nos estendais lisboetas trata de colorir as ruas. Parece que a cidade está sempre em festa. Sempre com bandeiras penduradas a animar os dias. Sempre a agitar alegria.

A roupa estendida nos estendais lisboetas é conversa entre vizinhas. Fiz agora uma máquina e vou estender já que eles dizem que para amanhã há chuva. Aquela tipa dali da frente deixa a roupa dois e três dias no estendal, deve ter cá uma casa arrumadinha. Deve deve. E olha só como aquela estendeu o lençol. Ele há gente que não percebe nada disto.

Pouco higiénico?

Ele há gente que não percebe nada disto. Que Lisboa veste roupa lavada todos os dias. Que cheira a limpo e asseado.

Que é com esmero e vaidade que o lisboeta prende os seus melhores trajos nos arames e cordas esticados para alindar a capital. Com molas.

1 comentário:

  1. 1º texto que li e claro, não me surpreendi que tenha gostado :-)

    Muito bom.. vou ler todos !

    ResponderEliminar